Make your own free website on Tripod.com
In Association with Amazon.com

Visconde de Jequitinhonha

Francisco Gomes Brandão nasceu na Bahia em 1794 e faleceu no Rio de Janeiro em 1870. Na época da Independência adotou o nome de Francisco Gê Acaiaba de Montezuma.

De origem modesta, foi encaminhado pela família para a vida religiosa, deixando, porém, bem cedo o Convento de São Francisco de Salvador.

Completou o curso de medicina na Escola de Cirurgia da Bahia e, viajando para Portugal, formou-se em leis na Universidade de Coimbra, em 1822.

Tomou parte ativa no movimento que, na Bahia, defendia a independência, tendo viajado nesta ocasião ao Rio, onde captou a simpatia de D. Pedro e de José Bonifácio.

Eleito pela Bahia para a Constituinte de 1823, foi exilado para a Europa, quand,o da dissoluc,ão da Assembléia pelo Imperador.

De retorno ao Brasil, representou sua província na 2 a e na 4 a legislaturas (1831 e 1838 a 1841).

Ministro dos Negócios Estrangeiros (de maio a setembro de 1837) e Interino da Justica foi, em 1840, nomeado Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário em Londres.

Retornando ao Brasil dedicou-se à advocacia, sendo dos mais brilhantes advogados da época.

Nomeado Conselheiro do Estado em 1850, no ano seguinte era escolhido Senador de sua província.

Fundador e presidente honorário da Ordem dos Advogados do Brasil em 1830, figurou entre os 27 sócios fundadores do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Recebeu em 1834, com grandeza, o titulo de Visconde de Jequitinhonha,

Segundo o Barão do Rio Branco em suas “Efemérides", foi o primeiro orador parlamentar que, em nosso País, atacou de frente os importadores de escravos africanos e teve também a honra de ser um dos precursores da propaganda abolicionista.

Descendente próximo dos africanos, Jequitinhonha conseguiu, com a sua inteligência, cultura e notável talento verbal, vencer os preconceitos da sociedade de então. Apesar disso, sua vida foi verdadeira tragédia corroída "dos mais contraditórios e violentos sentimentos'', no dizer de Américo Jacobina Lacombe.


Designed and maintained by FLB Enterprises

Chapters.ca